fbpx

Violência financeira: como identificar e evitar

violencia financeira

A violência financeira contra idosos, infelizmente, é uma prática comum. Muitas vezes, à medida que envelhecemos, confiamos nossas finanças a terceiros para que nos ajudem na organização, pagamento de contas e demais práticas. Afinal, a memória já não é mais a mesma e uma pessoa para auxiliar é de extrema ajuda. No entanto, existem indivíduos que se aproveitam dessa situação de vulnerabilidade para embolsar dinheiro indevidamente. 

No estatuto do idoso consta que “a conduta de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de idosos” é um crime que pode ocasionar de um a quatro anos de reclusão e multa. Por isso, vamos entender melhor sobre a violência financeira contra idosos, como ela acontece e como se prevenir de golpes. Confira! 

Como a violência financeira de idosos é realizada?

Existem dezenas de maneiras pelas quais o abuso financeiro de idosos é realizado. Aqui estão algumas das maneiras mais comuns em que esse tipo de abuso é perpetrado. 

Imitadores 

  • Loterias e sorteios: um golpista pode alegar estar associado a um prêmio ou comissão de loteria. Eles podem dizer à vítima que ganharam na loteria ou um prêmio especial e que precisam enviar dinheiro para cobrir os impostos sobre seus ganhos.
  • Caridade: um golpe comum envolve alguém se passando por uma fundação de caridade em um esforço para coletar doações. Esse apelo fraudulento é especialmente comum após um desastre natural.
  • Empresa de serviços públicos: em alguns casos, um abusador pode se passar por alguém de uma empresa de cabos, eletricidade, água ou outra empresa de serviços públicos e tentar cobrar um pagamento desnecessário. Também é muito comum que se passem por bancos pedindo informações de cartão de crédito. 
  •  Netos: em um dos tipos mais dolorosos de abuso financeiro, um ladrão liga para uma pessoa mais velha fingindo ser seu neto e pede dinheiro emprestado para cuidar de uma dificuldade inesperada.

Fraude financeira

  • Credores predatórios: os clientes mais velhos às vezes são pressionados a fazer consignados ou outros empréstimos predatórios com altas taxas de juros. Pode ser contra o melhor interesse do cliente fazer o empréstimo, mas ele pode ser convencido a fazê-lo devido a alta pressão ou desinformação fraudulenta.
  • Investimentos: os idosos são alvos populares de esquemas de pirâmide e outros esquemas de “enriquecimento rápido”. Como o do golpe do pix, em que teoricamente você faz um investimento para receber de 3 a 5 vezes o valor transferido imediatamente. 
  • Roubo de identidade: quando a identidade de uma vítima é roubada, ela pode ser usada para abrir cartões de crédito fraudulentos ou outras linhas de crédito em seu nome. O CPF e demais informações de um idoso é um alvo popular para golpistas.

Cuidadores, amigos e familiares

  • Procuração: alguém a quem foi outorgada procuração pode, por vezes, abusar dessa designação para adquirir dinheiro, bens e bens.
  • Cartões bancários ou cheques: um cuidador que tenha acesso aos cartões bancários ou cheques de um idoso pode usá-los para sacar dinheiro ou fazer compras fraudulentas.
  •  Ameaças de violência: uma pessoa idosa que não pode se defender pode ser um alvo fácil para uma ameaça de violência em troca de dinheiro ou bens.
  • Retenção de cuidados: um amigo ou membro da família pode ameaçar não pegar as compras da pessoa, não cortar a grama ou reter qualquer outro serviço, a menos que receba uma troca de dinheiro ou um cuidador pago pode negligenciar certas responsabilidades enquanto ainda recebe seu pagamento integral.

Os efeitos da violência financeira contra idosos

Os efeitos do abuso financeiro podem ser extremamente negativos para um idoso. Além das perdas financeiras, as vítimas também podem experimentar:

  • Perda de confiança e aumento do ceticismo de todos, até mesmo de amigos e familiares confiáveis;
  • Sentimentos de depressão, medo, vergonha, raiva e outras emoções negativas;
  • Saúde física empobrecida devido ao estresse ou à incapacidade de fornecer cuidados ou nutrição adequados;
  • Alcoolismo ou outro comportamento arriscado e destrutivo;
  • Perda de uma residência, carro ou serviços públicos devido à incapacidade de fazer pagamentos;
  • Dependência de ajuda do governo.

Como os idosos podem se proteger da violência financeira 

Existem várias maneiras pelas quais os idosos podem se proteger melhor do abuso financeiro. Confira!

  • Permanecer socialmente ativo: o isolamento é uma coisa que pode contribuir para a vulnerabilidade financeira de um idoso, pois ficar isolado do mundo exterior pode dificultar a detecção de sinais de alerta por outras pessoas. Um indivíduo isolado também pode sentir que não possui os recursos e relacionamentos necessários para se sentir financeiramente seguro.
  • Evite contas bancárias conjuntas: alguns idosos podem abrir uma conta bancária conjunta para que um membro da família possa fazer pagamentos ou saques mais facilmente em seu nome e ajudar a gerenciar suas finanças. Mas uma conta bancária conjunta também pode servir como uma maneira fácil de ocorrer roubo e abuso.
  • Não desista de sua casa: particularmente ao se mudar para uma residência assistida, um idoso pode considerar ceder sua casa a um membro da família de confiança para permitir que essa pessoa lide com a venda da casa. Uma casa pode estar entre os bens mais valiosos de um idoso, no entanto, e pode não ser uma ideia segura ceder a casa para outra pessoa, não importa o quão confiável ela possa ser.
  • Invoque uma procuração: o risco de abuso financeiro aumenta depois que uma pessoa desenvolve uma capacidade reduzida de tomar decisões financeiras independentes. Invocar uma procuração pode ser uma maneira proativa de se preparar para o futuro de sua riqueza e ativos. Os idosos podem considerar obter aconselhamento jurídico para ajudar neste processo.
  • Estabeleça um fundo revogável: colocar os ativos de um idoso em um fundo revogável vivo e nomear um fiduciário pode ser uma maneira de proteger contra terceiros que tenham acesso a qualquer um dos ativos do idoso que sejam de valor significativo.

Por que os idosos são mais vulneráveis ​​ao abuso financeiro

Qualquer pessoa pode ser vítima de abuso financeiro, mas o que torna os idosos especialmente vulneráveis? Embora um declínio relacionado à idade no pensamento cognitivo certamente possa tornar alguns adultos mais velhos alvos mais fáceis de abuso, existem outras razões para o abuso financeiro de idosos.

  • Fortuna: os Baby Boomers são conhecidos por terem acumulado uma fortuna maior quando comparado às outras gerações, pois atingiram a vida adulta em um momento muito bom da economia mundial. A concentração de riqueza nesta geração pode fazer os alvos mais desejáveis ​​para golpistas e ladrões.
  • Natureza mais confiante: o MIT realizou um estudo no qual pessoas de várias faixas etárias foram questionadas se a maioria das pessoas pode ser confiável. Os Baby Boomers deram a maior porcentagem de respostas “sim” de todas as faixas etárias pesquisadas. Essa natureza confiante pode ser atribuída ao crescimento em uma era mais confiante e pode apontar para uma razão pela qual um idoso pode ter mais probabilidade de cair para uma fraude.
  • Capacidade financeira em declínio: o nível de confiança não é a única coisa que pode contribuir para a vulnerabilidade de um adulto mais velho. Há também pesquisas que sugerem que os idosos são significativamente piores em tomar decisões relacionadas às suas finanças. Um estudo realizado no Boston College sugeriu que as pontuações dos testes de alfabetização financeira de uma pessoa diminuem 1% a cada ano acima dos 60 anos.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor sobre a violência financeira e como se prevenir dela 

Se quiser continuar se informando sobre questões relevantes para aposentados e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu a terceira idade, continue nos acompanhando por aqui! 

Você também pode querer saber mais sobre quais os principais golpes do WhatsApp e como evitá-los

Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido.

++