Encontrar o cuidador certo para ajudar você ou seu ente querido a passar os últimos anos com segurança e conforto pode ser um desafio – principalmente quando você não sabe o que procurar, é claro. Existem vários tipos de cuidadores de idosos com graus variados de credenciais, então você vai querer saber de qual tipo você precisa, o que procurar em provedores qualificados, como contratar um e, por último, mas não menos importante, como financiar essa assistência. Nossa missão é ajudá-lo a obter todas as respostas que você precisa e ajudá-lo a contratar o cuidador de idosos mais qualificado e compassivo possível. Então, vamos lá?
O que é e o que faz um cuidador de idosos
Os cuidadores de idosos prestam assistência nas atividades de vida diária, como preparação de refeições, vestir-se, higiene, monitoramento de medicamentos, transporte e tarefas domésticas leves. Contudo, esses serviços não devem ser confundidos com serviços de saúde domiciliar, que oferecem serviços médicos qualificados por profissionais licenciados, como enfermeiros e terapeutas.
Embora os cuidadores de idosos possam ser treinados e/ou certificados, eles se concentram principalmente nas atividades da vida diária e não são obrigados a realizar tarefas complexas relacionadas aos cuidados de saúde. Existem alguns planos de saúde que cobrem serviços de assistência domiciliar não médicos. Revise sua apólice para determinar se os cuidados domiciliares são cobertos pelo seu seguro, é possível que sim, e isso pode ser uma grande economia para você.
Dicas para contratar um cuidador de idosos
A maioria de nós hesita em obter um cuidador, mas nossa necessidade por eles é muitas vezes mais pesada do que não ter nenhum. Como você saberá se ele é confiável, ou apto para ter paciência para ficar mais tempo cuidando de você ou de seus entes queridos?
Essas incertezas são normais. Contratar um cuidador de idosos é muitas vezes estressante. No entanto, saber onde e como encontrar e contratar um pode ajudá-lo a superar a indecisão sobre a obtenção de cuidados particulares.
As dicas a seguir sobre como encontrar e contratar um cuidador de idosos irão ajudá-lo a lidar com suas preocupações e orientá-lo quando estiver no processo de obter um assistente de saúde domiciliar ou um cuidador particular para você ou seus entes queridos necessitados.
Use referências para encontrar um cuidador
A maneira mais comum de encontrar e contratar cuidadores pessoais é uma agência de atendimento domiciliar. Embora a contratação de agências possa ser cara, elas fazem quase todo o trabalho burocrático para você, como cobrir impostos sobre a folha de pagamento, verificações de antecedentes e outras consequências legais de contratar um cuidador de idosos.
A referência também é outra maneira pela qual a maioria das pessoas encontra um profissional cuidador. Ao procurar um cuidador, você deve fazer todo o trabalho perguntando a todos que conhece se conhecem alguém que possa estar pronto para o trabalho. E se você conseguir alguém com base no boca a boca, muitas vezes, você terá certeza de que as recomendações de seus amigos são confiáveis e precisas. Mais importante ainda, obtenha referências de pessoas da comunidade médica, como médicos e assistentes sociais.
Normalmente, a contratação de cuidadores particulares por meio de referências é econômica tanto para o cuidador quanto para o empregador. Você também pode postar sua busca por um cuidador em anúncios classificados em jornais. Além disso, você pode tentar pesquisar em sites de empregos on-line e fóruns.
Avalie cuidadosamente suas necessidades
Depois de decidir onde encontrar cuidadores, não comece imediatamente as entrevistas. Em vez disso, faça uma lista detalhada dos trabalhos que o cuidador pessoal deve realizar. Você também pode anotar o que espera ao contratar um. O nível de trabalho é a tempo parcial ou integral? Eles precisam ficar em casa 24 horas por dia ou podem ir para casa depois de determinado horário? Se o trabalho exige apenas que eles estejam no local três dias por semana, isso significa que seu posto de trabalho é para um trabalho de meio período. Aqui estão alguns pontos que você precisa avaliar ao encontrar um cuidador:
-
Deveres que o cuidador deve realizar e a frequência. Por exemplo, os cuidadores devem fazer algumas tarefas domésticas semanais, levando o paciente à consulta médica ou ajudando o paciente a tomar banho todas as manhãs.
-
Tipos de atendimento especializado. Se seus entes queridos tiverem incontinência, distúrbio urológico renal ou demência, são necessários cuidadores com habilidades especiais.
-
Qualidades que você procura em um cuidador. Os cuidadores de idosos, já que estariam dentro de suas casas por muitas horas por dia e dias da semana, devem apresentar as características de alguém em quem você possa confiar. Listar as qualidades que podem tornar você e seu ente querido seguro e confortável em relação a um cuidador em casa é uma obrigação. Algumas qualidades que eles devem ter são paciência, perseverança, gentileza e senso de humor.
-
Liste as peculiaridades ou irritações de seus entes queridos que o cuidador deve se preparar para enfrentar. Ele ou ela gosta de fazer longas caminhadas todas as manhãs? Ela odeia e fica facilmente frustrada com bagunça e desordem? Ele ou ela tem problemas sempre que vê alguém fumando? Ele ou ela tem alergia a perfumes? Dê esta lista aos seus candidatos para que eles possam se preparar.
Triagem de Candidatos
A maneira tradicional de obter cuidadores de idosos exigirá que você procure contatos, faça algumas ligações, agende entrevistas, converse com os cuidadores pessoalmente e analise seus candidatos. Isso pode levar semanas ou meses para encontrar o caminho certo. Se você não tiver tempo para fazer isso, pode se contentar com agências de atendimento domiciliar para fazer isso por você.
Conduza uma entrevista em profundidade
Durante a entrevista, certifique-se de evitar ser discriminatório em relação a futuros funcionários. Seu processo de triagem deve ser desprovido de políticas discriminatórias, tome cuidado com as perguntas de orientação sexual, religião e política, por exemplo.
Aqui estão alguns pontos de discussão e perguntas úteis que você deve fazer aos cuidadores que se candidatam.
- Há quanto tempo você trabalha como cuidador?
- Você pode me contar um pouco sobre sua experiência de trabalho?
- O que você pode dizer sobre seus empregos anteriores e seus gostos e desgostos sobre isso? Você pode me falar sobre seu treinamento?
- O que você pode dizer sobre a lista de deveres e necessidades de cuidados especiais do paciente? Você consegue lidar com tudo na lista de nuances e irritações do paciente?
- Você consegue pensar em possíveis atividades apropriadas para o paciente?
- Se algum dia seu paciente se tornar combativo e irritável, como você lidará com a situação?
- Com base na sua experiência, o que te faz feliz no trabalho?
Ao conduzir a entrevista, faça com que os entrevistados conheçam os detalhes do trabalho. Algumas preocupações incluem:
- Lista e características das pessoas com as quais o cuidador irá eventualmente interagir. Estas são as pessoas que às vezes podem visitar seu ente querido. Os cuidadores devem conhecê-los para que não se surpreendam.
- Políticas de visitantes. O seu cuidador tem permissão para receber visitas ou não?
- Salário e benefícios. Cronograma de pagamento. Discuta um sistema de pagamento com o qual ambas as partes possam concordar.
- Seus regulamentos para dinheiro em caixa. Às vezes, você precisa deixar um pouco de dinheiro para as despesas domésticas que podem surgir todas as semanas. Você também pode reembolsar o cuidador pelas despesas que ele gastou. Basta pedir recibos como comprovantes de pagamento. Deixe tudo isso alinhado previamente.
Contratando
Discuta e dê ao contratado uma folha de dicas que inclua os detalhes do destinatário do atendimento, protocolos domiciliares e de emergência e necessidades de cuidados especiais. Aqui estão algumas instruções e detalhes que precisam estar na sua lista de truques:
Detalhes de seu ente querido recebendo cuidados
- Sinais quando ele ou ela precisa ser levado às pressas para o hospital;
- Problemas comportamentais e maneiras de abordá-los;
- Preferências ou gostos e desgostos;
- Dieta e restrições alimentares;
- Problemas de mobilidade;
- Condições médicas e doenças;
- Lista de medicamentos e cronograma de ingestão;
- Exercícios e cronograma de terapias.
Detalhes da casa que o cuidador precisa ter acesso
- Quarto ou espaço próprio para cuidadores em casa;
- Chaves para áreas acessíveis da casa;
- Precauções de segurança, saídas de emergência;
- Suprimentos médicos;
- Cozinha para alimentos, eletrodomésticos e utensílios de cozinha;
- Sala onde estão os materiais de limpeza e lavagem;
- Kits de Emergência. Onde estão as lanternas, caixa de fusíveis, velas e lâmpadas extras;
- Armário e lençóis extras.
Telefones de contato e endereço em caso de emergências:
- Lista de nomes e números de tutores, filhos adultos e do responsável pelo destinatário dos cuidados;
- Lista de nomes e números de médicos, clínicas, hospitais, etc;
- Lista de contatos para assuntos domésticos (contato de um faz-tudo, encanadores, eletricistas, por exemplo)
Assim, lembre-se sempre de que os cuidadores pessoais residentes ou em casa são pessoas. Eles devem ter um espaço privado para se sentirem confortáveis por um tempo fazendo seus trabalhos. Faça seus turnos e horas de trabalho razoáveis, pois eles também precisam ter algum tempo pessoal sozinhos para fazer as coisas que amam. Como cuidar é um trabalho muito estressante, dar-lhes tempo para si mesmos manterá seu desempenho no trabalho equilibrado. Ao tratar os cuidadores que cuidam de seus entes queridos com respeito e gentileza, você pode ter certeza de que eles tratarão o paciente da mesma forma.
Por fim, esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre como contratar um cuidador de idosos. Se quiser continuar se informando sobre questões relevantes para aposentados e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu a terceira idade, continue nos acompanhando por aqui!
Você também pode querer saber mais sobre o que é o envelhecimento ativo e passos para conquistá-lo!
Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido.