fbpx

Terapia ocupacional para idosos: como começar e benefícios

occupational therapy

Antes de mais nada a Terapia ocupacional é uma maneira de preservar a autonomia dos idosos, muitas vezes esquecidas!

Hoje, em uma sociedade que envelhece mais e melhor, o desejo e a oportunidade de ficar em casa também. Embora sejam barreiras psicológicas financeiras e possam garantir, os benefícios são tais que realmente são oportunidades por esta profissão que são melhores levadas em conta para uma “vida” e mais seguras.

Para quem é uma terapia ocupacional?

De acordo com os conceitos de autonomia e independência, a terapia ocupacional diz respeito a todas as pessoas, adultos, crianças ou idosos, encontrando dificuldades em realizar os gestos da vida cotidiana de forma independente.

Autonomia é a capacidade de julgar, decidir, aceitar ou aceitar, bem como escolher por si mesmo. Em outras palavras é uma espécie de “gerenciar sua vida”. Independência refere-se à capacidade física de realizar uma ação sozinha.

É possível usar um terapeuta ocupacional em vários casos:

  • No caso de uma perda de autonomia relacionada ao avanço da idade;
  • Em caso de incapacidade permanente ou temporária;
  • Em caso de prótese de quadril (operação nas costas, prótese de quadril…);
  • Em caso de patologia incapacitante (Alzheimer, artrite reumatoide, esclerose múltipla…);
  • Em caso de deficiência ou disfunção (disfasia, dislexia, dispraxia…).

Em geral, qualquer pessoa que sofra de distúrbios psicomotores ou tenha dificuldades em realizar atividades cotidianas. Por exemplo: ir ao banheiro, se vestir, viajar, preparar refeições, ou qualquer outro gesto diário, pode ser chamado a um terapeuta ocupacional para obter suporte personalizado.

Visto que o objetivo da terapia ocupacional é promover a autonomia, mantendo um ambiente seguro. Logo os terapeutas têm a missão de prevenir, reduzir ou até eliminar as situações de deficiência, cuidar em contaminar os hábitos de vida das pessoas e seu ambiente.

terapia ocupacional

Por que os idosos devem fazer terapia ocupacional?

O terapeuta ocupacional intervém com os idosos para manter a pessoa em seu ambiente (em casa ou em uma instituição). 

Uma avaliação do estilo de vida da pessoa, os terapeutas ocupacionais da prática definirão com ele, bem como com a família e os profissionais, objetivos de apoio que melhor atendam às suas expectativas em termos de autonomia, para enriquecer sua vida diária, Com finalidade de trabalhar várias áreas em conjunto são usadas diversas atividades e cenários:

1. A terapia ocupacional minimiza os riscos

A terapia para idosos oferece higiene ambiental, por exemplo:(cuidados com a, curativos, preparação de refeições, viagem, instalação, posicionamento…). Com propósito de estimular as funções residuais e compensar as funções defeituosas usando outras técnicas ou equipamentos adaptados.

2. Ajude a manter ou melhorar o equilíbrio

O terapeuta oferece atividades de manutenção articular e muscular , estes, permitem a restauração gestos funcional após o funcionamento de uma origem de autonomia, independentemente da origem (acidente vascular cerebral, fratura, doença neurológica…).

Verifique também: Exercícios na terceira idade: como praticar com segurança

3. A terapia ocupacional para idosos prevenir quedas

Em uma abordagem preventiva, a terapia ocupacional conscientiza a pessoa e seus cuidadores sobre os riscos que seu ambiente pode representar. Com o propósito de reduzir o risco de queda o terapeuta aconselhado sobre as atitudes certas a serem adotadas.

4. Estimula a atividade cognitiva

Por meio de exercícios de aprendizagem cognitiva e acompanhamentos de atividades diárias, o do terapeuta das tarefas cognitivas (manutenção, referências espaciais e temporais, knowhow, organização…).

5. Assistência técnica adaptada

Depois de analisar as pessoas, o terapeuta ocupacional oferece assistência técnica, assistência técnica ou material de modificação. Assim  eles procuram, em conjunto com os fornecedores, o equipamento recomendado, no local de residência habitual, para garantir sua utilidade e uso adequado.

Por fim, o terapeuta ocupacional faz muito sobre acessibilidade, a fim de garantir a máxima segurança e autonomia. O terapeuta como instalações instaladas e monitora os cuidadores e a pessoa para o uso de equipamentos de proteção (elevador pessoal, cadeiras de rodas, mesa de banho, etc).

Gostou desse artigo? Confira também Autoestima na terceira idade: como melhorar e trabalhar a sua

E se quiser continuar se informando sobre a vida saudável e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu uma terceira idade, continue nos acompanhando por aqui! 

Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog ? Deixe um comentário fazendo seu pedido. 

++