A aposentadoria traz consigo uma vida agradável de lazer, mas também um senso de autoestima cada vez menor. Os idosos se deparam com a tarefa de se ajustar à vida na aposentadoria, o que pode trazer um novo conjunto de questões. Os idosos são menos produtivos, o que também impacta na autoestima. O aumento da solidão e do isolamento devido a vários fatores também contribuem para a baixa autoestima na terceira idade.
Por exemplo, os idosos com dificuldades em dirigir devido à baixa visão e reflexos mais lentos ficarão mais confinados em casa, o que os impede de visitar amigos ou se misturar com colegas de opinião em eventos sociais. Idosos acamados também têm dificuldade em se aventurar fora de casa. Todos esses são fatores que podem afetar a autoestima na terceira idade. Vamos entender um pouco mais sobre ela?
O que é autoestima?
Autoestima é sinônimo de alguns outros termos como a autoconfiança e auto respeito. A autoestima pode cair na extremidade inferior do espectro (o que resulta em atividades destrutivas e até mesmo depressivas) ou pode oscilar na extremidade superior (narcisismo). A autoestima saudável fica em algum lugar no meio, sem causar comportamentos disfuncionais.
Um forte senso de autoestima se manifesta como confiança e uma visão positiva da vida. Idosos com autoestima saudável são capazes de dizer não, além de serem capazes de ver suas fraquezas e pontos fortes e aceitá-los. Os idosos com boa autoestima expressam suas necessidades e evitam se concentrar no negativo.
A baixa autoestima pode resultar em uma série de problemas nos idosos, como ter uma visão negativa da vida e focar nas fraquezas. Idosos sem autoestima têm dificuldade em dizer não. Eles também não aceitam feedback positivo e lutam com confiança. Além disso, costumam sempre focar na idade como um grande limitador na vida e fazer associações como “não sou bonita, estou muito velha para isso”. Todos esses fatos somados à pressão estética que recai sobre as mulheres, faz que elas tenham ainda mais problemas de autoestima na terceira idade.
Formas de cuidar da autoestima na terceira idade
Apesar de todas as dificuldades que a autoestima na terceira idade apresenta, existem algumas táticas que podem ser empregadas para melhorar a autoestima nesse momento da vida. Vamos agora conferir algumas dicas!
-
Conexões Sociais: não importa a sua idade, todos nós queremos ter amizades fortes e uma família próxima. Estudos mostram que os idosos que estão cercados por familiares e amigos de apoio têm maior autoestima. Manter essas conexões sociais fortes é vital para sua felicidade. A baixa auto estima pode nos fazer pensar que essas pessoas não nos querem por perto, mas isso é apenas um reflexo comum da ansiedade que precisamos lutar contra.
-
Esmagando estereótipos negativos: a sociedade nos inunda com mensagens e imagens negativas sobre o processo de envelhecimento. Mantenha-se positivo quando estiver passando por esse momento da vida. Valorize suas contribuições para o mundo e se respeite. Tenha certeza de que sua perda auditiva ou falta de resistência, ou qualquer outra limitação que a idade possa ter trazido não é motivo de vergonha. Todos nós temos nossas próprias limitações na vida.
-
Força e Equilíbrio: se você estiver firme e menos propenso a cair, você ficará mais confiante em cuidar de si mesmo e se locomover. Faça uma aula de equilíbrio, ioga ou pilates ou caminhe regularmente para manter sua força. Um declínio na saúde e força pode facilmente levar a uma baixa autoestima e uma perda de confiança. Manter o corpo ativo é uma das principais táticas para manter uma boa autoestima na terceira idade.
-
Torne sua casa acessível: muitas vezes, uma queda na autoestima é o resultado direto da perda de independência. Seja proativo instalando corrimãos na banheira, verificando se os tapetes não escorregam, mantenha os itens usados com frequência ao alcance e certifique-se de que os caminhos da casa estejam livres para facilitar a caminhada. Tenha as ferramentas de que precisa para viver com segurança em sua casa. E, claro, se você não tiver condições físicas para tomar essas providências, peça ajuda.
-
Fale sobre eventos atuais: esteja atualizado com o mundo hoje e veja isso com base em sua experiência pessoal. Mostrar valor para suas ideias e contribuições pode ser um verdadeiro impulso para sua confiança. Você pode nem sempre concordar que a nossa percepção sobre nós mesmos importa tanto assim, mas a verdade é ela afeta diretamente a nossa autoestima.
-
Tenha compaixão: tente ser paciente e compreensivo com você mesmo. Problemas auditivos podem ser mal interpretados como falta de compreensão, ou menos resistência pode ser mal interpretada como teimosia pelas outras pessoas e isso pode ser difícil de lidar. Tenha compaixão e compreensão com você mesmo e tenha ciência de que este é um processo de adaptações e muitas mudanças.
Dica extra: descubra ou resgate um hobby antigo
Você já teve um hobby na vida? Ou já teve muita vontade e não teve tempo para se dedicar a ele? Mesmo que você tenha parado uma atividade que gostado devido a uma condição de saúde, talvez esse seja um bom momento para resgatar isso. Se for algo de execução mais complexa, peça ajuda aos seus amigos e familiares para que te auxiliem nessa busca pela retomada, todo o processo pode te fazer muito bem.
Além disso, se você tiver um cuidador companheiro, ele será importante para te ajudar a reiniciar antigos hobbies. Idosos que encontraram alegria em artes e ofícios mais uma vez sentirão prazer quando um cuidador se juntar a eles. Atividades mais simples incluem cuidadores assistindo a um jogo de futebol ou até mesmo leitura.
Todo o processo de achar um hobby pode ser complicado, nós sabemos. Por isso, recentemente, fizemos um artigo completo que te ajuda desde o início dessa missão. Não deixe de conferir nosso texto sobre como achar um hobby!
Se quiser continuar se informando sobre estilo de vida saudável e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu a terceira idade, continue nos acompanhando por aqui!
Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido.
Leia também: Alimentos reguladores, o que são e quais os seus benefícios