A partir dos 50 anos, o corpo, que até então era flexível e ágil graças às centenas de articulações que o compõem, torna-se menos móvel com o envelhecimento e rigidez articular. Dor e rigidez nas articulações podem aparecer. Um em cada dois brasileiros da terceira idade seria afetado por esses problemas físicos. Quais são as causas da rigidez articular? Como aliviá-los?
Causas da rigidez articular
A dor e a rigidez articular sentidas nos joelhos, punhos, cervicais, etc., aparecem com mais frequência com a idade, embora esses sintomas, geralmente agrupados como reumatismo, possam, no entanto, ocorrer em qualquer idade e possam ter origens diferentes.
As causas da rigidez articular são múltiplas. Pode ser dor devido à artrite, uma condição articular de origem inflamatória que pode ser crônica, ou seja, que sofre alterações por um longo período de tempo e pode ser causada por uma doença autoimune que ataca a cartilagem articular. A artrite também pode ser aguda na maioria das vezes devido a uma infecção bacteriana.
A osteoartrite, que geralmente afeta mais os idosos, também causa dor e rigidez nas articulações porque essa doença desgasta a cartilagem das articulações. A doença de Parkinson também pode causar esse tipo de sintoma.
Uma queda ou qualquer outro trauma corporal também pode causar rigidez articular devido à inflamação dos tecidos ao redor das articulações.
Seja qual for a causa, a dor nas articulações pode resultar em deformação das articulações, sua rigidez, impedindo a mobilidade normal ou até mesmo perda de mobilidade.
Confira também: Quais são as principais síndromes geriátricas?
Soluções para aliviar a rigidez articular
Existem várias maneiras de aliviar a rigidez das articulações. Se elas forem devidos ao excesso de peso (um elemento que aumenta o desgaste da cartilagem em particular), todas as medidas de estilo de vida devem necessariamente ser tomadas para reduzir seu peso. Através de uma dieta equilibrada, boa hidratação e a e adequada também.
Se a rigidez articular for causada pela osteoartrite, o calor pode ser uma boa maneira de aliviar a dor sentida. Recomenda-se o uso de uma garrafa de água quente ou almofada de aquecimento. Aqui também, recomenda-se a prática de uma atividade para fortalecer os músculos, como um esporte aquático, por exemplo.
Em caso de artrite inflamatória, o descanso é mais aconselhável para não sobrecarregar as articulações dolorosas. De qualquer forma, doenças que causam rigidez articular exigem um bom estilo de vida.
De medicamentos a remédios naturais
Algumas dores e rigidez nas articulações só podem ser aliviadas com medicamentos (anti-inflamatórios) prescritos pelo médico. No entanto, alguns remédios naturais podem ajudar a combater a falta de mobilidade e a dor.
Este é o caso, por exemplo, da groselha cujas propriedades anti-inflamatórias têm uma ação reconhecida sobre esses tipos de dor. O mesmo vale para a urtiga. O óleo essencial de eucalipto de limão aplicado nas articulações rígidas também ajuda a limitar a inflamação das partes afetadas do corpo. Beber regularmente uma decocção de gengibre também pode ajudar a aliviar essas dores graças às suas propriedades anti-inflamatórias.
A homeopatia também é recomendada para aliviar a rigidez articular. Grânulos analgésicos e anti-inflamatórios, como Arnica são bons aliados neste tipo de caso.
Medicina alternativa e reabilitação
Em caso de rigidez articular, a fisioterapia é uma das soluções a considerar para fortalecer os músculos enquanto suaviza as articulações e as alivia. As sessões com um profissional devem ser complementadas por exercícios regulares em casa para realmente aliviar a dor nas articulações. Osteopatia, acupuntura ou terapia ocupacional também são medicamentos alternativos que podem aliviar a rigidez articular.
Por fim, algumas curas térmicas também dão bons resultados em termos de dor nas articulações.
E se quiser continuar se informando sobre estilo de vida saudável e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu a terceira idade, continue nos acompanhando por aqui!
Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido.