fbpx

Idosos no Mercado de Trabalho: Desafios e as Oportunidades

jobs for seniors work from home

Como estão os idosos no mercado de trabalho? O número de pessoas com mais de 55 anos que estão participando da força de trabalho caiu 2 milhões, se comparar com os níveis pré-pandemia.

Por outro lado, o pior é que muitos trabalhadores mais velhos que perderam o emprego durante a pandemia não voltarão ao mercado de trabalho.

Portanto, a perda desse segmento da população distorce os dados reais do desemprego. À medida que os trabalhadores mais velhos são expulsos do mercado de trabalho por falta de oportunidades, há menos trabalhadores, o que faz com que a taxa de desemprego pareça melhor.

A Falta de Oportunidades Para os Idosos no Mercado de Trabalho

Qualquer pessoa que esteja procurando ativamente por um emprego provavelmente notou que os anúncios chamam por candidatos com apenas cerca de três a cinco anos de experiência. É raro ler uma lista de empregos que exija especificamente um candidato com mais de 30 anos de experiência relevante.

O uso constante e indiscriminado de títulos de baixo custo, como “associado” ou “analista”, junto com os requisitos de certas tecnologias, parecem dizer que os trabalhadores mais velhos não precisam nem se candidatar, pois não terão chances.

Os empregos foram transferidos para estados de baixo custo no BRASIL e para outros países. Uma pessoa experiente pode optar por não mudar sua família para outro lugar do país para aceitar um emprego.

Onde encontrar vagas para terceira idade?

Todos os links abaixo fornecem sites e empresas específicas para encontrar emprego acima dos 50 anos. Cada um deles tem um formato único e você pode e deve optar por aquele que se sentir mais confortável.

Vagas urgentes para ser cuidador(a) de idosos 

Se você tem mais de 50 anos, ser cuidador de idosos tem tudo a ver com seu futuro profissional. É simples a explicação: você já tem experiência de vida, aprendeu a trabalhar e viu de perto as dores e sabores dos mais velhos (seus pais, seus tios e tias, e outras familiares).

O mercado está bombado no Brasil, mesmo para quem não tem experiência. Se você ainda não atua na área, não tem problema, pois pode começar com vagas mais simples, que não buscam competências complexas, mas sim precisam de ajuda para fazer companhia e ajudar com tarefas simples.

VAGAS DE EMPREGO PARA TRABALHAR COMO CUIDADOR DE IDOSOS

Se você não tem experiência, não tem problema. Existem ótimas opções de curso para entrar neste mercado. São simples, rápidos, de muita qualidade e com preços acessíveis. É um mercado muito bom e que dá para conseguir emprego facilmente. 

idosos no mercado de trabalho

Os Idosos e o Trabalho Remoto

O trabalho remoto se tornou padrão durante a pandemia. Aproveitando uma oportunidade, grandes corporações, como Twitter e Facebook, disseram que vão contratar talentos de qualquer lugar.

Embora haja vagas para idosos no mercado de trabalho remoto, a realidade é que é muito provável que eles procurem as melhores pessoas que vivem em lugares baratos e são mais jovens, para que possam pagar menos em comparação com seus colegas mais velhos.

Os idosos voltarão ao trabalho?

Grande parte do debate sobre as consequências da pandemia de COVID-19 enfatiza a taxa de desemprego, mas esse foco subestima o impacto da pandemia no mercado de trabalho.

Embora milhões de trabalhadores tenham se juntado às listas de desemprego desde o início da pandemia, milhões de outros deixaram a força de trabalho quando os empregos se tornaram escassos, o trabalho fora de casa tornou-se perigoso e as demandas de cuidados infantis tornaram-se insuportáveis. E a taxa de desemprego não conta os trabalhadores que saem da força de trabalho.

No entanto, os idosos são uma parcela enorme dos abandonos da força de trabalho. Adultos com 65 anos ou mais deixaram a força de trabalho em 2021. Muitos nunca mais trabalharão, colocando em risco suas finanças imediatas e de longo prazo.

Por fim, os esforços para tornar o local de trabalho mais seguro durante a pandemia, preparar melhor os trabalhadores mais velhos para a economia de hoje e erradicar o preconceito de idade podem ajudar os idosos que desejam trabalhar a permanecer empregados.

Confira também: 

Porque muitos idosos não conseguem encontrar emprego?

A pandemia e as consequências econômicas atingiram os trabalhadores mais velhos duas vezes.

Além dos quase 1 milhão de trabalhadores com 65 anos ou mais que deixaram a força de trabalho nos últimos 12 meses, outros 165.000 trabalhadores mais velhos permaneceram na força de trabalho, mas ingressaram nas listas de desempregados enquanto procuravam emprego ou estavam de licença.

Aa taxa média mensal de desemprego para trabalhadores mais velhos subiu para 7,5%, a maior taxa anual já registrada. Então, as taxas de desemprego para os trabalhadores mais jovens também aumentaram no ano passado, mas não para níveis recordes.

Combinados, a queda na participação da força de trabalho e o aumento do desemprego reduziram a proporção de adultos com 65 anos ou mais com emprego. Por outro lado, as taxas de emprego em relação à população caíram quase pela metade nas idades mais jovens.

Por fim, para agravar o desafio para os trabalhadores mais velhos, muitos empregadores têm receio de contratar pessoas mais velhas.

Como resultado, os desempregados mais velhos levam o dobro do tempo que seus colegas mais jovens para encontrar trabalho. E aqueles que encontram trabalho ganham apenas metade do que ganhavam no emprego anterior.

Idosos e o Preconceito no Trabalho

Há uma tendência, que começou antes do Covid-19, que ganhou impulso durante a pandemia. As pessoas que estão na faixa dos 30 anos ou mais parecem ser vítimas do preconceito de idade. Funcionários experientes tendem a ganhar mais dinheiro do que seus colegas de trabalho mais jovens. Em um ambiente de aperto de cinto, as empresas desejam cortar custos e economizar dinheiro.

É conveniente atingir esse objetivo deixando de lado um homem de 55 anos e contratando uma pessoa na faixa dos 20 ou 30 anos, que receberia muito menos dinheiro.

Existem outras tendências que prejudicam os trabalhadores mais velhos, incluindo o abate de cargos de gerência intermediária. À medida que os empregos de nível médio são cortados, os trabalhadores mais bem pagos ficam sem emprego.

Por outro lado, um grande segmento dessa população são trabalhadores com mais de 20 anos de experiência que geralmente estão na categoria de 45 anos ou mais.

Esses cargos são alocados para atrair trabalhadores mais jovens e menos remunerados. Esse processo de empregos espremeu os mais velhos em favor dos jovens.

E se quiser continuar se informando sobre estilo de vida saudável e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu a terceira idade, continue nos acompanhando por aqui! 

Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido. 

++