Antes de tudo, você sabe quais são os principais golpes em idosos? A Internet revolucionou nossas vidas e simplificou nossas tarefas diárias: são necessários apenas alguns cliques para gerenciar questões às vezes muito confidenciais.
Isso não deixa de despertar o apetite de pessoas desonestas. Contudo, Quais são as principais vítimas? Idosos, muito menos confortáveis com a Internet. Assim, aqui estão 8 golpes em idosos particularmente frequentes.
Golpes direcionados aos idosos geralmente dependem do medo. Um dos golpes mais comuns é o e-mail de um pseudo-advogado. O tom é ameaçador, você arrisca muito e você baixa o documento anexado. Infelizmente, o vírus espiona seus menores gestos e pode acessar seus dados de login em todos os seus sites, incluindo os do seu banco.
Como evitar o golpe?
Para evitar perder dinheiro devido a um golpe na Internet, nunca baixe documentos enviados por um emissor desconhecido.
Você é o sortudo vencedor de um smartphone de última geração? Você ganhou vários milhares de reais na loteria? Desconfie! Ao continuar lendo o e-mail, você certamente descobrirá que, para obter seu prêmio, você deve fornecer muitas informações pessoais ou fazer uma transferência para pagar certos impostos.
Como evitar o golpe?
Exclua este e-mail sem mais delongas e lembre-se de que você nunca deve fornecer seus dados bancários ou informações administrativas em resposta a um e-mail no qual você deveria ser o “grande vencedor”.
Depois do medo, a tristeza. Os fraudadores não têm imaginação e alguns enviam convites falsos para um funeral. Esses e-mails contêm um link que deveria revelar a identidade do falecido ao destinatário. Esta ação realmente aciona o download de malware. Os dados roubados são então vendidos na darknet ou usados para acessar a conta bancária do proprietário do computador.
Como evitar o golpe?
Para proteger suas informações, bem como seu orçamento, nunca clique em um link em um e-mail cujo emissor você não conhece. Em caso de dúvida, é melhor consultar sua rede de parentes por outros meios.
Cuidado com os e-mails que oferecem um investimento fenomenal em retorno ideal para uma boa vida durante sua aposentadoria. Na maioria das vezes é uma pirâmide de Ponzi. Este golpe nascido na década de 1920 remunera ex-investidores com as quantias pagas por novos clientes ingênuos. Muitas vezes, as economias investidas nunca são encontradas.
Como evitar o golpe?
Cuidado assim que você se oferecer para participar de um negócio e pedir uma contribuição financeira: golpes de vendas em pirâmide ainda abundam hoje.
Os fraudadores não têm humor e não hesitam em explorar a solidão dos idosos. Cuidado com golpes em sites de namoro!
Se você visitar redes sociais ou sites de namoro, você pode obviamente conhecer pessoas bonitas lá, mas também ser vítima de um “fraudador”. Esses falsos amantes acabam com seus alvos por meio de correspondência fornecida antes de pedir pagamentos regulares para melhorar suas vidas precárias ou financiar uma visita futura.
Como evitar o golpe?
Avise os idosos ao seu redor, porque, como você bem sabe, algumas pessoas perderam vários milhares de reais em tais histórias.
Você recebe um e-mail de um ente querido expondo um problema financeiro e pedindo dinheiro com urgência? Desconfie: Este golpe é comum e, novamente, atrai seus sentimentos para extrair dinheiro de você.
Como evitar o golpe?
Um telefonema para a pessoa que deveria ter enviado o e-mail será a melhor maneira de sair desse golpe sem perder um centavo.
Esse golpe, chamado de “phishing”, é usado por golpistas para extrair informações pessoais e cometer roubo de identidade. Para fazer isso, eles enviam e-mails que deveriam vir de uma instância confiável.
Tesouro Público ou bancos: os projetos ocupam a identidade visual dessas instituições e aproveitam a oportunidade para solicitar ao usuário da Internet sua senha, número de cartão de crédito ou uma cópia de seu documento de identidade.
Como evitar o golpe?
Nunca será repetido o suficiente: NUNCA uma empresa ou instituição administrativa confiável solicitará esse tipo de informação por e-mail.
Golpes estão por toda parte, mesmo em associações de pseudo-caritativas. Seja qual for a causa mencionada, mesmo que você seja sensível a ela, pense duas vezes antes de fazer uma transferência pela Internet. E isso, mesmo que o e-mail apresente o logotipo de uma associação conhecida.
Como evitar o golpe?
Assim, por mais legítimo que um e-mail possa parecer, antes de fazer uma doação, você deve sempre verificar os dados de uma associação no site dedicado do governo. Uma plataforma perfeitamente construída, correspondência impecável e comunicação regular não são suficientes para garantir a honestidade de uma organização.
Por fim, se você quiser fazer uma doação, o mais seguro ainda é verificar o endereço da associação e enviar seu cheque pelo correio.
A primeira coisa a fazer para evitar golpes em idosos é falar com eles sobre isso. Um programa antimalware complexo e diferente e senhas também permitirão que eles evitem experiências negativas. Finalmente, no caso de medidas a serem tomadas on-line, certifique-se de que eles sejam ajudados apenas por um ente querido confiável.
Solidão, um tema tanto antigo quanto contemporâneo, ressurge com novas facetas no cenário atual. Numa…
A jardinagem é uma das atividades mais terapêuticas e gratificantes que você pode embarcar. Seja…
Ei, amante do futebol! 🎉 Você também é daqueles que não quer perder nenhum lance…
NovelasFlix, já ouviu falar disso? O universo das novelas sempre foi uma parte integral da…
Olá, fãs de esportes! Hoje, 26 de outubro de 2023, é um dia repleto de…
Conforme nossos pais envelhecem, nossos papéis e responsabilidades dentro da família naturalmente passam por uma…