fbpx

Guia definitivo para organizar a rotina do idoso

tabela de rotina do idoso

Todos nós nos beneficiamos de ter uma rotina diária, mas para os idosos que estão aproveitando seus anos de aposentadoria, uma rotina diária se torna ainda mais importante. Uma vez que alguém se aposenta, eles têm um pouco menos de estrutura em sua vida e significativamente mais tempo livre, então eles podem precisar de ajuda para criar uma nova rotina que lhes dê uma sensação de realização e propósito

Como seres humanos, todos nós precisamos ter uma sensação de certeza, e ninguém gosta de acordar sentindo-se sem rumo. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre os benefícios de ter uma tabela de rotina do idoso e como construir uma. Vamos lá? 

O que é uma tabela de rotina? 

Uma tabela de rotina é o planejamento das mesmas atividades básicas no mesmo horário todos os dias. Isso dá estrutura e um fluxo natural ao dia. 

tabela de rotina do idoso

Ter uma rotina também torna mais fácil lembrar se o idoso fez coisas necessárias, como tomar remédios, usar o banheiro, beber água e comer.

Por exemplo, parte de uma rotina diária regular seria acordar às 8h, usar o banheiro, escovar os dentes, lavar o rosto, pentear o cabelo, trocar de pijama por roupas normais e depois sentar-se para tomar um café da manhã quente com. Depois disso, seu adulto mais velho tomaria seus medicamentos matinais.

Quando você criar uma rotina diária para um idoso, baseie-a aproximadamente em suas atividades diárias atuais para que o ajuste não seja muito difícil. Além disso, tenha em mente que um cronograma rígido não é necessário. O principal objetivo é dar ao seu dia mais estrutura e previsibilidade.

A importância da tabela de rotina do idoso

Uma tabela de rotina pode ser benéfica de diversas maneiras. Vamos entender um pouco mais sobre a importância desse planejamento na rotina!

Reduz a ansiedade e o estresse em idosos

Você tem medo do desconhecido? Muitos de nós responderíamos que sim. À medida que as pessoas envelhecem, é normal que elas percam lentamente o controle sobre certas coisas como independência, mobilidade e habilidades cognitivas, e essa perda de controle pode fazer com que os idosos se sintam ansiosos e estressados. 

Uma forma de combater a ansiedade e o estresse é planejar e criar uma estrutura, neste caso por meio de uma rotina diária. Se o seu ente querido mais velho sabe o que vai acontecer e quando, além de saber que você estará lá para ajudar, isso cria uma sensação de conforto e estabilidade.

Promove segurança e proteção para idosos

Para os idosos que precisam de ajuda em certas tarefas diárias, como cozinhar, limpar, dirigir ou comparecer a compromissos, criar uma rotina diária os ajuda a permanecer seguros. Isso é especialmente verdadeiro para idosos com problemas de memória. Por exemplo, se seu pai idoso tenta subir em um banquinho para trocar uma lâmpada e ele cai, quanto tempo levará até que alguém o encontre e receba atendimento médico? Dê uma volta pela casa deles e faça uma lista de tudo o que precisa ser feito, e deixe-os saber que você está cuidando disso. 

Melhora os padrões de sono 

É comum que os idosos tenham problemas para dormir, mas o sono adequado é uma parte crítica de permanecer saudável em nossos anos mais velhos. Muitos médicos recomendam fazer certas atividades diárias no mesmo horário todos os dias, como tomar banho e comer, para estabelecer um senso de rotina e facilitar melhores hábitos de sono. Manter uma rotina diária durante o dia e até mesmo ter uma rotina específica para dormir à noite pode ajudar os idosos a dormir mais profundamente durante a noite. 

Aumenta o controle sobre os eventos do dia

Como mencionado acima, perdemos o controle de muitas partes de nossas vidas à medida que envelhecemos, mas manter um senso de controle é importante para nosso bem-estar mental, emocional e físico. Se o seu familiar está se sentindo ansioso ou entediado ao longo do dia, sente-se juntos e elabore uma rotina diária, então faça o seu melhor para cumpri-la.

Ameniza os sintomas da demência 

Pessoas com demência prosperam na familiaridade. A familiaridade é importante porque a demência gradualmente prejudica a capacidade da pessoa de planejar, iniciar e concluir uma atividade. Ao criar um ambiente de rotinas e atividades familiares, permite que se sintam confortáveis ​​e tranquilos. Se eles ainda podem realizar uma atividade, eles ainda podem manter seu senso de controle e independência. Além disso, estabelecer um padrão familiar de eventos pode ajudar a transferir o cronograma de uma rotina diária para a porção de memória de longo prazo do cérebro.

O que devo considerar ao criar uma tabela de rotina do idoso?

Se seu familiar tiver comprometimento cognitivo ou estiver nos estágios iniciais de demência, preste muita atenção às rotinas de banho, vestir, arrumar, comer e ir ao banheiro. A que horas do dia ou em que local da casa elas ocorrem? Ele ou ela tem itens de roupas ou cores favoritas? Quais são suas comidas ou bebidas favoritas? Neste momento da doença, observá-los diligentemente e ajudar a mantê-los pode ser benéfico a longo prazo. Se a demência dele estiver em um estágio posterior, tente lembrá-los. Quanto mais um cuidador puder facilitar as atividades que ressoam com a vida pré-demência de seu familiar, melhor.

Outras atividades e interesses familiares são importantes para a experiência de cuidar. Que tipos de música seu ente querido gosta, ou melhor ainda, quais músicas específicas? Eles têm programas de televisão ou filmes favoritos que lhes trazem alegria? Que hobbies ou atividades de lazer ele gosta de fazer? Se você não tiver certeza, comece a anotá-los. Quanto mais você puder envolver seu familiar nessas atividades, mais seguro e confortável ele se sentirá.

Passo a passo para criar uma rotina de tabela do idoso

Bem, agora que você já sabe em quais principais pontos pensar na criação da rotina do idoso, confira esse passo a passo que vai te ajudar a estruturar a tabela da melhor maneira possível: 

  1. Tenhas as necessidades, problemas de saúde, limitações físicas e mentais mapeadas; 
  2. Crie opções de atividades diárias considerando os gostos e preferências do idoso, como colorir, ver televisão, cuidar do jardim, etc. Se a pessoa for religiosa e tiver hábitos relacionados à religião, leve isso em consideração; 
  3. Elenque as atividades diárias necessárias como tomar banho, escovar os dentes, tomar remédios, etc; 
  4. Envolva o idoso no planejamento, deixe que ele também opine em quais horários prefere fazer as atividades e o deixe sugerir atividades para fazer; 
  5. Intercale bem as atividades para que nenhum momento do dia fique demasiadamente repetitivo e/ou maçante; 
  6. Crie um modelo visual (pode ser impresso ou feito à mão) e deixe em um local em que o idoso e todos envolvidos em sua rotina possam facilmente ver.  

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor sobre a tabela de rotina do idoso. Se quiser continuar se informando sobre estilo de vida saudável e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu a terceira idade, continue nos acompanhando por aqui! 

Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido. 

E se você gostou desse artigo, certamente vai querer ler também sobre a dança na terceira idade: ritmos para manter o corpo em movimento.

++