fbpx

Quais são as principais síndromes geriátricas?

geriátricas

Primordialmente, os brasileiros continuam a viver vidas mais longas e saudáveis e isso tem sido demonstrado por estudos recentes. Por consequência, à medida que envelhecemos, nos tornamos mais propensos a desenvolver diferentes tipos de problemas de saúde. Assim, estas são chamadas de síndromes geriátricas, que são problemas que geralmente têm mais de uma causa e envolvem muitas partes do corpo. 

Médicos chamados geriatras – que têm treinamento avançado no cuidado de idosos – e outros profissionais de saúde em geriatria podem desempenhar um papel importante no diagnóstico e gerenciamento dessas síndromes.

Existem muitos tratamentos disponíveis para essas condições que podem ajudá-lo a manter sua independência e qualidade de vida.

7 principais síndromes geriátricas

1. Incontinência urinária 

A falta de controle da bexiga, ou “incontinência urinária”, é um tópico embaraçoso sobre síndromes geriátricas. Por favor, saiba que você não está sozinho! A incontinência urinária pode levar a problemas como quedas, depressão e isolamento. 

Na maioria dos casos, a incontinência pode ser curada ou muito melhorada com o tratamento. Portanto, não hesite em informar o seu profissional de saúde se você tiver problemas de controle da bexiga.

2. Problemas de sono

Problemas de sono podem afetar sua qualidade de vida e podem contribuir para quedas, lesões e outros problemas de saúde. Se você tiver problemas para dormir à noite ou se sentir sonolento durante o dia, informe o seu profissional de saúde para que ele possa identificar o tipo de problema de sono que você tem.

geriátricas

3. Delírios

Muitos idosos que vão à sala de emergência ou são admitidos no hospital desenvolvem delírio. O delírio é um estado de confusão repentina, ou seja, o delírio é uma emergência médica. 

Certifique-se de que você e seus amigos e familiares conheçam os sinais de delírio e procurem atendimento médico imediatamente ao primeiro sinal de quaisquer alterações repentinas na função mental.

Confira também: 

4. Demência 

A demência, muito simplesmente, é um problema de memória significativo o suficiente para afetar sua capacidade de realizar suas tarefas habituais. Embora a causa mais comum seja a Doença de Alzheimer, existem muitos outros tipos. 

Vários testes podem ajudar a determinar se você ou alguém de quem você gosta pode ter demência e que tipo ela pode ser. Em caso afirmativo, existem tratamentos que podem melhorar a função e retardar a doença.

5. Quedas

As quedas são uma das principais causas de ferimentos graves em pessoas idosas. Assim, existem muitos fatores de risco para quedas, incluindo riscos de segurança em casa, efeitos colaterais de medicamentos, problemas de caminhada e visão, tontura, artrite, fraqueza e desnutrição. Bem como outras síndromes geriátricas, as quedas geralmente têm mais de uma causa.

Informe o seu profissional de saúde imediatamente se você caiu. Então, eles analisarão o que causou sua queda e sugerirão medidas para evitar futuras quedas. Além disso, existem muitos tratamentos, como exercícios e fisioterapia, que podem ajudar a melhorar sua marcha e caminhada e prevenir quedas.

6. Osteoporose 

A osteoporose é uma condição que torna os ossos de idosos mais frágeis e fáceis de quebrar. Mulheres com 65 anos ou mais, e homens com mais de 70 anos, devem fazer um teste de densidade de massa óssea. 

Aumento da ingestão de cálcio e vitamina D, exercícios de treinamento de força e exercícios de suporte de peso, como caminhar, são importantes para manter seus ossos saudáveis. Seu profissional de saúde também pode recomendar medicamentos ou outros tratamentos.

7. Desnutrição 

A perda de peso é um problema muito comum em idosos. Nesse sentido, a perda de peso pode ser causada pela diminuição do paladar que vem com o envelhecimento, ou pode ser uma sugestão de um problema médico sério subjacente. Não importa a causa, a perda de peso pode levar a outros problemas, como fraqueza, quedas e distúrbios ósseos.

Por fim, seu profissional de saúde deve pesar você toda vez que você visitar e verificar se há alterações. Além disso, certifique-se de informar seu profissional de saúde se você tiver alguma alteração no seu peso ou apetite.

Aproveite e confira também nosso artigo sobre alimentos reguladores: quais são e os seus benefícios.

E se quiser continuar se informando sobre estilo de vida saudável e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu a terceira idade, continue nos acompanhando por aqui

++