Falar de sexo na terceira idade ainda é um tabu e motivo de vergonha para muitos. Contudo, idosos podem ter uma vida sexual ativa e saudável, e isso inclusive é bastante recomendado: pesquisadores da Universidade Federal do Piauí apontam que o sexo traz benefícios diversos para os idosos, em especial para a autoestima.
Os tabus e a vergonha que cerca esse assunto acaba impedindo que muitos idosos possam explorar sua sexualidade e aproveitar os benefícios de ter uma vida sexual ativa. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre esses tabus e o que você pode fazer para superar as dificuldades da sexualidade na terceira idade. Vamos lá? Continue conosco e boa leitura!
A sexualidade é a maneira como experimentamos e nos expressamos sexualmente. Envolve sentimentos, desejos, ações e identidade, e pode incluir muitos tipos diferentes de toque físico ou estimulação. A intimidade é um sentimento de proximidade e conexão em um relacionamento que pode ocorrer com ou sem um componente físico. Ou seja, é um elemento completamente essencial e normal na vida de qualquer adulto, seja qual for a sua idade.
O envelhecimento traz transições de vida que podem criar oportunidades para os idosos redefinirem o que a sexualidade e a intimidade significam para eles. Alguns adultos mais velhos lutam por um relacionamento sexual e íntimo, alguns se contentam com um sem o outro, e outros ainda podem optar por evitar esses tipos de conexões. Em todos os casos, está tudo bem. O que não podemos fazer é nos privar da vida sexual por medo, por tabus ou por não saber o que fazer. A velhice não precisa ser assexuada.
O sexo é uma parte importante da saúde emocional e física. Em um relacionamento, a atividade sexual permite que você estabeleça intimidade e expresse seus sentimentos por seu parceiro. Também beneficia sua saúde física, reduzindo o estresse e fazendo você se sentir bem consigo mesmo, aumentando a autoestima.
À medida que seu corpo e seu desempenho sexual mudam, você pode se preocupar com a reação do seu parceiro. Você pode se sentir envergonhado ou nervoso. Você pode até evitar a atividade sexual. Mas não desista. Há muitas coisas que você pode fazer para compensar as mudanças que o envelhecimento traz à sua vida sexual. Algumas delas são:
Como dissemos logo no início desse artigo, existem diversos mitos e tabus que rodeiam a sexualidade na terceira idade. Por isso, agora, vamos falar sobre e desmentir alguns deles.
À medida que envelhecemos, nosso corpo muda de várias maneiras, e sim, isso pode afetar nossa atividade e prazer sexual. Mas os remédios e tratamentos estão disponíveis.
A dificuldade sexual mais comum das mulheres mais velhas é a relação sexual dolorosa causada pela secura vaginal. Seu médico ou farmacêutico pode sugerir lubrificantes ou hidratantes vaginais para usar. Lubrificantes à base de água são úteis quando necessário para tornar o sexo mais confortável. Hidratantes são usados regularmente, a cada 2 ou 3 dias. Ou, seu médico pode sugerir uma forma de estrogênio vaginal. Se a disfunção erétil (DE) for o problema, muitas vezes ela pode ser controlada e talvez até revertida com medicamentos ou outros tratamentos. Além disso, existem pílulas que podem ajudar.
Converse também com seu médico se estiver experimentando efeitos colaterais sexuais adversos de medicamentos que tratam depressão, pressão alta e outras doenças.
O sexo é um gatilho raro de ataque cardíaco ou morte súbita – menos ainda do que varrer o chão, por exemplo.
Especialistas médicos calculam que o risco de ataque cardíaco para um homem de 50 anos que se exercita regularmente é de 1 chance em um milhão por hora. Triplicar esse risco ao se envolver em atividade sexual aumenta para 3 em um milhão por hora, e apenas para o período de duas horas durante e após a atividade sexual. Para um sobrevivente de ataque cardíaco que está voltando à forma, o risco absoluto de 10 em um milhão por hora aumenta para 30 em um milhão por hora.
Você deve se abster de qualquer esforço físico pesado, incluindo sexo, até consultar um médico se tiver sintomas de doença cardíaca, como:
A saúde sexual e a intimidade são importantes, não importa quantos anos você tenha.
A sexualidade na terceira idade pode apresentar seus desafios, mas ainda pode ser gratificante e agradável.
Para manter uma vida sexual satisfatória, converse com seu parceiro. Separe um tempo para serem sensuais e sexuais juntos. Quando você estiver passando um tempo íntimo com seu parceiro, compartilhe seus pensamentos sobre fazer amor. Ajude seu parceiro a entender o que você quer dele. Seja honesto sobre o que você está experimentando física e emocionalmente.
Converse também com seu médico ou terapeuta se você e seu parceiro precisarem de ajuda.
A idade não protege você de doenças sexualmente transmissíveis. De fato, as taxas de infecção de ISTs – clamídia, gonorreia e sífilis – estão aumentando entre os adultos mais velhos.
Assim, a capacidade de manter a função sexual por mais tempo com assistência farmacêutica, alterações na imunidade e enfraquecimento do tecido da mucosa e acessibilidade na vida comunitária são apenas alguns fatores que contribuem para um possível aumento da ocorrência de ISTs em idosos.
Por fim, esperamos que você tenha gostado de entender melhor sobre a sexualidade na terceira idade. Se quiser continuar se informando sobre estilo de vida saudável e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu a terceira idade, continue nos acompanhando por aqui!
Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido.
Solidão, um tema tanto antigo quanto contemporâneo, ressurge com novas facetas no cenário atual. Numa…
A jardinagem é uma das atividades mais terapêuticas e gratificantes que você pode embarcar. Seja…
Ei, amante do futebol! 🎉 Você também é daqueles que não quer perder nenhum lance…
NovelasFlix, já ouviu falar disso? O universo das novelas sempre foi uma parte integral da…
Olá, fãs de esportes! Hoje, 26 de outubro de 2023, é um dia repleto de…
Conforme nossos pais envelhecem, nossos papéis e responsabilidades dentro da família naturalmente passam por uma…
View Comments