fbpx

Quarta idade: como se manter saudável nessa etapa

quarta idade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a população mundial com mais de 60 anos vai duplicar até 2050, atingindo 22% de toda a população do mundo. A mesma pesquisa ainda diz que o ritmo atual de envelhecimento da população é o mais rápido do que em qualquer outra época da história. O que, claro, já era esperado, com o avanço das tecnologias e, principalmente, da medicina. 

A relevância desse assunto apenas aumenta a medida que o tempo passa. Isso porque o envelhecimento, como algo relativamente novo, é também um fator o qual ainda estamos aprendendo a lidar. Além disso, até 2050, 80% da população da terceira e quarta idade está concentrada nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, o que torna o envelhecimento saudável uma questão ainda mais urgente. As mudanças que estão ocorrendo na pirâmide etária brasileira, por exemplo, são reflexos dessa tendência.

Por isso, hoje vamos entender um pouco mais sobre a quarta idade e como se manter saudável durante essa importante etapa da vida. 

O que é a quarta idade? 

A definição de quarta idade refere-se a esse grupo de pessoas com 80 anos ou mais, que apresentam algum tipo de limitação em sua funcionalidade ou algum grau de dependência em seu cotidiano e necessitam de mais apoio social ou familiar. É importante reforçar que a idade não é uma doença e muito menos precisa ser sinônimo de dependência. No entanto, as probabilidade de desenvolvimento de condições médicas e dependência de familiares ou equipamentos na casa dos 80 anos ou mais é bem maior. 

Na quarta idade, as pessoas costumam apresentar perdas diversas. Coisas como audição, visão e vitalidade em idosos são conhecidas por se tornarem mais lentas ou mais limitadas. Além disso, muitas vezes são economicamente dependentes de outras pessoas.

Há também perdas afetivas: amigos, companheiros, familiares morreram, por isso é importante que sejam agregados ao núcleo familiar e outros grupos recreativos ou religiosos para tentar compensar essas perdas.

O geriatra e a quarta idade

geriatra

É importante que as pessoas da quarta idade procurem o médico, principalmente o geriatra, para monitorar sua saúde física e mental, principalmente se apresentarem síndromes geriátricas como imobilidade, incontinência, vários tipos de demência ou dores crônicas ocorrerem após os 60 anos.

Às vezes, gerontoprofilaxias são detectadas, o que significa detalhes vistos em um paciente que podem indicar um problema no futuro. No entanto, como são detectados com antecedência, os problemas podem ser evitados com uma melhor alimentação ou exercícios, favorecendo sua independência. O mais importante é ter cuidados permanentes ao longo da vida, por isso, ir ao médico para revisão médica preventiva torna-se um hábito desde cedo.

Dessa forma, o acompanhamento da alimentação e da saúde emocional e física continua até a quarta idade. Por fim, existe uma situação chamada polifarmácia, que é quando um paciente usa muitos medicamentos para tratar várias doenças, então é preciso ter cuidado para lidar com as reações adversas decorrentes do uso, necessitando acompanhamento recorrente. 

Entenda mais sobre o geriatra e atuação desse profissional no nosso artigo sobre o assunto!

Como se manter ativo e saudável na quarta idade 

Muitos idosos da quarta idade perdem a mobilidade devido a condições como acidente vascular cerebral, artrite grave ou lesões por quedas. Quando isso acontece, as atividades e hobbies que costumavam desfrutar podem agora ser muito difíceis. Mas a perda de mobilidade não significa o fim dos bons tempos. Há muitas maneiras de se divertir, melhorar o humor e se envolver no mundo sem precisar se movimentar muito. Vamos conhecer agora algumas opções! 

1. Leitura

A leitura é uma atividade fantástica para os adultos mais velhos. É uma maneira divertida de passar o tempo e manter o cérebro envolvido. Também pode melhorar a memória, reduzir o estresse, melhorar o sono e retardar o declínio cognitivo.

Se você gosta de ler livros físicos, revistas, usar um e-reader ou ouvir audiolivros, você pode mergulhar em uma história bem contada, ver fotos ou aprender sobre um novo tópico interessante. Organizar um clube do livro entre seus amigos é outra maneira de exercitar a leitura e socializar.

2. Explore uma variedade de hobbies

Atividades que não exigem muita movimentação incluem cozinhar, tricotar, fazer crochê, jardinagem interna ou em contêineres, tocar um instrumento musical ou aprender um novo idioma.

Este também é um momento perfeito para aprender algo novo – talvez haja hobbies ou interesses que nunca tiveram a chance de explorar antes. Aprender também é uma ótima maneira de manter a mente ativa e evitar o tédio.

Veja também: Como achar um hobby e ocupar seu tempo com lazer 

3. Exercite-se regularmente

Mesmo que você lide com problemas de mobilidade, ainda pode haver exercícios que possa fazer para movimentar o corpo.

Se eles estão sentados ou em pé, eles ainda podem obter os benefícios de saúde e humor, especialmente de exercícios sentados ou rotinas de ioga, pilates ou fisioterapia, por exemplo.

Há também rotinas de exercícios que podem ser feitas usando um andador para estabilidade ou apenas focada nos pés e tornozelos para reduzir o inchaço.

4. Explorar o seu lado artístico

Entrar em contato com seu lado criativo é outra maneira divertida de os idosos da quarta idade passarem o tempo.

Desenho, coloração, pintura e escultura são formas maravilhosas de ser criativo. Projetos divertidos podem incluir a criação de álbuns de recortes, a organização de álbuns de fotos da família ou a criação de um livro de receitas da família.

Além disso, ser criativo também traz benefícios para a saúde. Pesquisas descobriram que atividades criativas podem ajudar as pessoas que estão lutando contra doenças crônicas a diminuir as emoções negativas e aumentar as positivas, reduzir o estresse e a ansiedade e melhorar os resultados médicos.

5. Passe algum tempo ao ar livre

Sair para passar um pouco de tempo na natureza é relaxante e um grande impulsionador do humor.

Mesmo que sua mobilidade limitada signifique que só possa chegar à varanda ou sentar-se ao lado de uma grande janela, respirar ar fresco ou ver a paisagem é uma ótima atividade cotidiana.

6. Divirta-se com visitantes felizes

Pedir a familiares ou amigos com bebês ou animais de estimação amigáveis ​​para uma visita é outra maneira fantástica de envolver um adulto mais velho.

Quase todo mundo se anima na presença de crianças pequenas. E brincar com animais de estimação é outra maneira infalível de trazer alegria e reduzir o estresse. Se for viável, adotar um pet também pode não ser má ideia!

7. Jogue jogos!

Jogos e quebra-cabeças são uma fonte fantástica de momentos de diversão. Há tantos para escolher e a maioria pode ser jogada em grupos com visitantes ou individualmente para um tempo de qualidade sozinho.

Experimente alguns jogos clássicos ou jogos de cartas, quebra-cabeças ou palavras-cruzadas. As opções são muitas e explorá-las até encontrar o que mais lhe agrada é, com certeza, a melhor opção. 

8. Desfrute de filmes, programas de TV ou música

Assistir TV o dia todo, todos os dias não é um passatempo saudável, mas um filme ou alguns programas de TV podem ser uma parte agradável do dia ou da semana.

Assistir TV pode até cruzar com um hobby. Por exemplo, se você está interessado em assistir a um documentário sobre um assunto sobre o qual está aprendendo. O segredo é encontrar o equilíbrio!

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor a quarta idade e como se manter saudável durante essa etapa da vida. Se quiser continuar se informando sobre questões relevantes para aposentados e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu a terceira idade, continue nos acompanhando por aqui! 

Você também pode querer saber mais sobre o que é o envelhecimento ativo e passos para conquistá-lo!

Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido.

++