Em primeiro lugar a osteoporose é uma condição do esqueleto que combina uma diminuição na densidade óssea e alterações em sua microarquitetura.
De acordo com a OMS, a organização mundial da saúde, é uma das 10 doenças mais comuns. Esta doença afeta principalmente mulheres da menopausa: mais de 2,5 milhões de mulheres são afetadas pela osteoporose.
A perda de resistência óssea caracteriza a osteoporose. Além disso, a osteoporose permanece assintomática por muito tempo. A primeira aparição pode ser fraturas espontâneas sem choque externo.
A osteoporose pode aparecer como resultado da ruptura do equilíbrio entre as células que constroem o osso e aquelas que o destroem.
Para 95% dos pacientes, é osteoporose primária: não tem causa direta, contudo esta osteoporose primária dependerá da idade, metabolismo hormonal e de cálcio. Devido à sua massa óssea reduzida, pessoas magras parecem ser afetadas com mais frequência.
A principal causa da osteoporose é uma diminuição nas concentrações de estrogênio que ocorre após a menopausa.
A osteoporose secundária, por outro lado, pode ser favorecida por certas doenças, como:
Entre os fatores de risco, observamos:
As fraturas ósseas, fontes de dor, são um alerta porque, como vimos, a osteoporose permanece assintomática, ou seja, a osteoporose pode aparecer com uma complicação: fratura de quadril ou vertebral. Outros sintomas em idosos incluem:
A osteoporose é uma doença difícil de tratar com isso buscamos por prevenção.
Pratique exercícios físicos, de preferência ao ar livre, por consequência a atividade física promove o anabólico ósseo, sua síntese. Por fortalecer os ossos, tai chi, ginástica aquática, caminhadas são recomendadas. Então, a atividade física estimula a criação de massa óssea e permitirá que o idoso treine em coordenação, equilíbrio e força muscular.
Os tratamentos promovem alívio dos sintomas e retardam a sua progressão. Assim, uma vez que a doença é confirmada , o tratamento rápido deve ser implementado para evitar fraturas ósseas. Sem tratamento adequado, a osteoporose pode levar a repouso prolongado no leito.
Em conclusão, qualquer fratura óssea evitada preserva a qualidade de vida da pessoa idosa. Isto é, a osteoporose está ligada ao envelhecimento. Com a idade, os acidentes de fratura de quadril aumentam, 90% das fraturas de quadril ocorrem após 70 anos.
E se quiser continuar se informando sobre estilo de vida saudável e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu a terceira idade, continue nos acompanhando por aqui!
Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido.
O salário mínimo no Brasil passou a ser de R$ 1.621 a partir de 1º…
Entrou em vigor, em janeiro de 2026, a Lei Complementar nº 225, que institui o…
Investigação sobre lotes da vacina Excell 10 suspensos pelo MapaO Ministério da Agricultura, Pecuária e…
Risco elevado de câncer relacionado ao aumento do tamanho da cintura Um estudo imortante destacou…
Manter o corpo ativo após os 60 anos é um dos pilares para garantir longevidade,…
Solidão, um tema tanto antigo quanto contemporâneo, ressurge com novas facetas no cenário atual. Numa…
View Comments