fbpx

Qual a causa de mancha roxa no corpo?

mancha roxa no corpo

Antes de tudo, quando encontra-se mancha roxa no corpo após esbarrar em algum móvel, cair acidentalmente ou até mesmo participar de uma luta de boxe. Assim, isso significa apenas que você é desastrado e felizmente não é algo tão grave para sua saúde. Contudo, se não houve nenhuma das opções acima é importante investigar o motivo.

Os vasos sanguíneos podem se partir e sangrar dentro da pele, deixando pequenos pontos vermelhos (chamados petéquias). Além disso, o sangue pode acumular-se sob a pele em regiões maiores que são conhecidas como equimoses ou popularmente conhecidas como hematoma.

mancha roxa no corpo

Petéquias

As petéquias são lesões pequenas que se desenvolvem como resultado de um pequeno sangramento sob a pele. As petéquias ficam vermelhas, castanhas ou roxas devido ao sangramento. Nesse sentido, elas são tipicamente planas ao toque, e pressioná-las não muda a sua cor.

Purpura

Manchas roxas ou manchas chamadas púrpura podem aparecer na sua pele ou nas suas mucosas (tais como a boca e a garganta). Dependendo da cor da sua pele, os pontos aparecerão de forma diferente. Por exemplo, podem aparecer castanhos-pretos em pessoas de pele mais escura e roxo-avermelhada em pessoas de pele mais clara.

Hematomas

O nome médico para um hematoma é equimose. A maioria dos hematomas desenvolve-se quando os vasos sanguíneos próximos da superfície da pele são danificados. Nesse sentido, os seus vasos sanguíneos rompem-se sob a força do golpe e começam a derramar sangue. A sua pele fica roxa, preta, ou azul quando este sangue se acumula sob a pele e fica lá preso.

Confira também: 

Quais são as causas de mancha roxa no corpo?

Efeito colaterais de remédios: Medicamentos anticoagulantes como aspirina, varfarina ou até mesmo esteroides são capazes de desconfigurar o processo de coagulação do sangue, formando assim as púrpuras ou equimoses.

Fragilidade capilar: Acontece quando os vasos sanguíneos estão fracos. Assim, acontecem naturalmente rupturas em pequenos vasos sanguíneos que acarretam mancha roxa no corpo.

Deficiência de vitamina C: Uma causa indireta de mancha roxa no corpo, pois a falta de vitamina C faz com que os vasos sanguíneos se enfraqueçam. Nesse sentido, a deficiência de vitamina C, gera fragilidade capilar, que por fim gera mancha roxa no corpo.

Infecção viral ou doença que afeta a coagulação do sangue: Toda infecção que intervém na coagulação do sangue como febre amarela e dengue podem gerar mancha roxa no corpo.

Nascimento: Em bebês é bem comum o surgimento de petequeias no recém-nascido. Assim, chamadas de manchas mongólicas não são maléficas e não demonstram nenhum problema a saúde do bebê. Essas manchas normalmente desaparecem gradualmente por volta dos 2 anos de idade.

Purpura trombocitopenia imune (PTI): é uma doença do sangue caracterizada por uma diminuição na contagem de plaquetas. As plaquetas são células sanguíneas que ajudam a parar a hemorragia. A deficiência de plaquetas pode resultar em hematomas fáceis, sangramento das gengivas, e hemorragia interna.

Quando é necessário buscar um tratamento médico?

Em geral, é normal ocasionalmente o aparecimento de mancha roxa no corpo e também o desaparecimento em menos de 1 mês. Contudo, se persistir o sintoma e não houver motivo aparente é necessário buscar o acompanhamento médico para indicações de remédios/tratamentos.

Como reduzir a mancha roxa no corpo?

A forma mais prática de reduzir esse sintoma é a aplicação de uma compressa de gelo assim que a mancha aparecer. O gelo ajuda na circulação sanguínea que pode ser o principal motivo do surgimento de tais manchas.

Por fim, achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido. 

++