A princípio, os idosos representam a população mais propensa a problemas articulares e musculares, mas também a problemas de saúde em geral. Nesse sentido, para combater os efeitos da idade, não há nada como atividade física regular, como ginástica preventiva!
Flexibilidade, mobilidade articular, fortalecimento muscular… Os benefícios da ginástica preventiva são muitos.
A ginástica preventiva para idosos usa os músculos e articulações dos idosos. Além disso, reúne vários exercícios que permitem que você trabalhe em habilidades motoras, equilíbrio e coordenação de movimentos.
Cada movimento da atividade é perfeitamente adaptado às habilidades físicas de pessoas com mais de 60 anos. Esses movimentos tonificam toda a massa muscular, sem a necessidade de esforço intenso. As sessões são supervisionadas por um treinador esportivo que garante o bem-estar de todos os participantes.
A ginástica preventiva ajuda a manter o corpo saudável. Oferece relaxamento articular, particularmente interessante para pessoas que sofrem de rigidez ou artrite.
Além disso, ela permite que você mantenha uma certa massa muscular. Esses músculos são essenciais para que a pessoa idosa se mova e execute tarefas diárias. A ginástica preventiva também minimiza o estresse e previne doenças cardíacas.
Finalmente, durante as sessões de ginástica preventiva para idosos, o treinador incute as posturas corretas para adotar diariamente. Também oferece exercícios respiratórios, para ajudar idosos estressados ou ansiosos a combater sua ansiedade.
Por fim, a atividade física regular fortalece as defesas imunológicas.
Existem várias maneiras de fazer a ginástica preventiva. Yoga, boas sessões de aprendizado de postura, trabalho respiratório, exercícios cardiovasculares, treinamento muscular e articular…
O objetivo é manter uma certa flexibilidade articular, a fim de se proteger de dores nas costas e outras dores. Fazer ginástica preventiva também evita o risco de queda da pessoa idosa, mantendo a massa muscular.
Aqui estão alguns métodos comuns:
No final da sessão, uma sessão de alongamento é proposta. Ele relaxará os músculos e articulações estressados para não ter curvatura ou tensão.
Nem sempre é necessário ter equipamentos para praticar essa atividade física.
Por outro lado, a maioria dos treinadores pede que a pessoa tenha pelo menos um tapete para exercícios. Este tapete amortecerá choques no chão quando a pessoa colocar a perna depois de levantá-la. Além disso, minimiza o impacto no caso de uma possível queda.
No caso do pilates, o idoso precisará de alguns equipamentos, incluindo elásticos, balões, aros e meias de espuma. Esses acessórios permitem que você varie os exercícios e trabalhe em todas as partes do corpo.
A ginástica preventiva é um programa adaptado para idosos, que vem em várias versões, assim como a ginástica suave “tradicional”.
Você pode encontrar aulas de ginástica preventiva na Internet, em DVD ou pessoalmente, com um treinador.
E se quiser continuar se informando sobre estilo de vida saudável e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu a terceira idade, continue nos acompanhando por aqui!
Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido.
Solidão, um tema tanto antigo quanto contemporâneo, ressurge com novas facetas no cenário atual. Numa…
A jardinagem é uma das atividades mais terapêuticas e gratificantes que você pode embarcar. Seja…
Ei, amante do futebol! 🎉 Você também é daqueles que não quer perder nenhum lance…
NovelasFlix, já ouviu falar disso? O universo das novelas sempre foi uma parte integral da…
Olá, fãs de esportes! Hoje, 26 de outubro de 2023, é um dia repleto de…
Conforme nossos pais envelhecem, nossos papéis e responsabilidades dentro da família naturalmente passam por uma…
View Comments