fbpx

Empreendimento Para Idosos: Conheça as Oportunidades

Nem sempre é fácil encontrar um emprego depois de 50 anos! Então, mais e mais idosos estão escolhendo começar seu próprio empreendimento.

Dificuldade em encontrar ou encontrar um emprego após 50 anos, isolamento de pensionistas, mas cada vez mais dinâmico… Tantos problemas aos quais uma nova tendência responde: a criação de empresas por idosos.

Quem disse que a aposentadoria é a melhor idade e sinônimo de “descanso absoluto”? Hoje, o empreendedorismo é algo comum para pessoas da categoria de idosos. Eles querem voltar ao trabalho, seja iniciando seu próprio negócio ou juntando-se a uma nova empresa.

POR QUE INICIAR UM EMPREENDIMENTO SENDO IDOSO?

As pessoas mais velhas estão cada vez mais ativas no mercado de trabalho porque buscam complementar sua renda. No entanto, há outros que optam por tirar um tempo livre para estar com sua família.

Para aqueles que procuram completar seus fins de mês, eles se projetam no empreendedorismo sênior. Várias razões levam os idosos a entrar no negócio. A maioria quer continuar sua paixão desde tenra idade.

Se eles são empreendedores, eles querem contribuir para o seu desenvolvimento, trazendo a experiência necessária. Eles também podem começar como criadores de novos negócios. De fato, a idade permite que eles tenham mais habilidades e contribuam para o desenvolvimento adequado de seus negócios.

Se os idosos contribuírem para a criação de negócios, isso reduzirá a taxa de desemprego do país. No entanto, para ser mais independente, um idoso pode se tornar um auto empreendedor.

Em primeiro lugar, deve-se notar que, independentemente da idade, uma pessoa ativa contribui indiretamente para o progresso econômico. Quanto mais eficiente for o indivíduo, mais sucesso será assegurado.

Graças ao amplo conhecimento e inúmeras experiências adquiridas ao longo dos anos, eles são capazes de criar atividades lucrativas e desempenhar qualquer tipo de função no contexto do empreendedorismo sênior.

No entanto, deve-se enfatizar que, ao fazer essa escolha, as pessoas mais velhas devem estar plenamente conscientes de que poderiam desistir do lazer e não teriam tempo de descanso suficiente durante a aposentadoria.

Outro caso está diretamente relacionado ao bem-estar: se o pensionista é orientado para uma determinada atividade que ele não gosta, isso pode levar a depressão, mal-estar ou problemas de saúde.

Por esse motivo, eles devem investir em uma atividade agradável para que ela possa florescer sem estresse e, é claro, sem mostrar desânimo. Então, tente fazer algo que você sempre quis ou sonhou em fazer.

DIFICULDADES PARA IDOSOS EMPREENDEREM

Empreendedorismo, uma alternativa a um mercado de trabalho que não está muito aberto a idosos.

Depois dos cinquenta anos, muitos profissionais experientes lutam para mostrar suas habilidades no mercado de trabalho e encontrar ou encontrar um contrato permanente.

Esta é uma dura realidade experimentada por muitos cinquenta ou até mesmo quadras. Grandes grupos se concentram no emprego dos jovens, e currículos com mais de 50 anos são muitas vezes excluídos.

No entanto, aqueles que os recrutadores às vezes chamam apressadamente de “idosos” estão cada vez mais dinâmicos e conectados. Muitos não desejam ser empurrados para a aposentadoria prematura.

Especialmente porque o isolamento dos aposentados é hoje um problema essencial da sociedade. Com o envelhecimento, às vezes a morte do cônjuge, a distância geográfica de uma família que foi morar em outro lugar, muitos idosos aposentados sofrem com a falta de laços sociais e a necessidade de realização. Eles se sentem isolados da sociedade, com consequências psicológicas às vezes pesadas.

É por isso que mais e mais deles estão se movendo em direção a uma alternativa a uma busca de emprego desanimadora: eles decidem tomar as coisas em suas próprias mãos, iniciando seu próprio negócio.

UMA REDE DE OPORTUNIDADES DE EMPREENDIMENTO

Deve-se dizer que pessoas com mais de 50 anos têm muito a oferecer como profissionais. Experiência comprovada, experiência em seu campo, conhecimento profundo da lógica econômica, um catálogo de endereços bem preenchido… Tantos ativos inegáveis para um empreendedor.

E, ao contrário de alguma crença popular, eles são tudo menos desconectados das questões atuais e das ferramentas digitais. Além disso, para 71% de 45 a 69 anos, não é tarde demais para embarcar em uma aventura empreendedora, de acordo com um estudo.

Para alguns, criar seu próprio negócio não é apenas um “Plano B”, mas também a oportunidade de finalmente se tornar seu próprio chefe, ou realizar um sonho ou paixão.

Então mais e mais idosos estão mergulhando em oportunidades oferecidas por empresas como Boticário e Visa, que recentemente lançaram suas campanhas de capacitação (clique nos respectivos nomes para conhecer).

É bom saber: os candidatos a emprego com mais de 50 anos podem se beneficiar de uma compensação de até 36 meses, e os esquemas de aposentadoria permitem, sob certas condições, trabalhar combinando pensões de aposentadoria e renda profissional.

APOIO AOS IDOSOS EMPREENDEDORES

Criar seu negócio é sempre uma aventura de longo prazo, repleta de questões complexas: escolher um nicho legal, determinar um modelo de negócios e posicionamento no mercado, questões fiscais e sociais, seguro profissional… Nem sempre é fácil de ver claramente.

Como todos os criadores de negócios, os empreendedores idosos podem se beneficiar do apoio dedicado de várias fundações e estruturas públicas. Esses serviços oferecem caminhos de orientação, diagnóstico de habilidades ou assistência para encontrar financiamento.

Alguns oferecem módulos especificamente dedicados a idosos, por exemplo, para ajudá-los a melhorar seu domínio de ferramentas e práticas digitais.

Em suma, tudo o que é preciso para ajudar os empreendedores idosos a começar!

++