fbpx

Dente siso inflamado: Como evitar e tratamento

dente siso inflamado

Antes de mais nada, o dente siso inflamado também conhecido como “pericoronarite” acontece quando os dentes do siso não conseguem entrar em erupção através da gengiva. Como resultado, eles podem penetrar apenas parcialmente na gengiva, causando inflamação e infecção do tecido mole que envolve o dente do siso.

As abas gengivais podem se formar se os dentes do siso entrarem em erupção apenas parcialmente. Nesse sentido, estas abas são lugares onde os alimentos podem ficar presos e as bactérias podem crescer, resultando em infecção. Contudo, em casos graves, o inchaço e a infecção podem se espalhar para as bochechas e pescoço.

Qual é a diferença entre Pericoronarite Aguda e Pericoronarite Crônica?

Se seus dentes do siso estiverem em erupção, consulte seu dentista e faça para exames regulares para monitorar seu progresso e retirar seu dente do siso infectado ou uma pericoronarite. Contudo, você deve estar atento aos sinais e sintomas para que possa buscar atenção médica imediata.

dente siso inflamado

Aguda:

Dor na parte de trás da gengiva bucal é excruciante.
Gengivas inchadas na parte de trás da boca
Desconforto de deglutição
Diarreia
Trismo

Crônico:

Má respiração.
Gosto ruim em sua boca.
Uma dor leve ou tediosa que dura um ou dois dias

Quais fatores aumentam minhas chances de desenvolver o Dente Siso Inflamado?

Se você estiver em alguma dessas situações, é mais provável que desenvolva pericoronarite:

Idade por volta dos 20 anos.
Ter dentes do siso que ainda não entraram em erupção total.
Muito estresse.
Estar gravida.
Têm má higiene dental.

Confira também: 

Como é diagnosticada o Dente Siso Inflamado?

Seu dentista discutirá seus sintomas com você, examinará seus dentes do siso e procurará por qualquer excesso de tecido gengival na área. Ele provavelmente pedirá radiografias dentárias para avaliar a saúde das raízes de seus dentes e descartar outras causas potenciais de dor, tais como cáries.

Dente Siso Inflamado: Tratamento

Seu dentista geral ou um dos seguintes especialistas pode tratar a pericoronarite:

  • Dentista pediátrico ou pedodontista
  • Endodontista
  • Periodontista
  • Cirurgião bucal Prostodontista

dente siso inflamado

As opções de tratamento da pericoronarite incluem:

  • Enxaguante bucal: Se a pericoronarite está localizada e não se espalhou, enxaguar a boca com água salgada morna pode ser tratamento suficiente. Seu dentista pode enxaguar as partículas de alimentos ou bactérias ou administrar um enxaguante bucal. Assim, você deve manter a gengiva livre de qualquer alimento que tenha ficado preso.
  • Podem ser tomados analgésicos, como aspirina, acetaminofeno ou ibuprofeno. Seu dentista também pode prescrever outros analgésicos.
  • Antibióticos: Consulte seu dentista imediatamente se seu dente, maxilar ou bochecha estiverem inchados e doloridos. Os antibióticos podem ser usados para tratar a infecção (geralmente penicilina, a menos que você seja alérgico).
  • Retirar o dente siso inflamado: Se um dente do siso ainda não entrar normalmente, ele pode precisar ser extraído cirurgicamente. Assim, seu dentista pode aconselhá-lo a extrair tanto o dente do siso superior quanto o inferior para evitar que o dente superior morda a gengiva e o infecte ainda mais.

Por fim, achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido. 

++