fbpx

Benefícios da hidroginástica: dicas para começar a praticar

benefícios da hidroginástica

A atividade física é boa para o coração, pulmões, músculos e mentes dos idosos. No entanto, pode ser difícil para articulações e ossos desgastados, bem como um risco para idosos que podem ser menos flexíveis e propensos a quedas. Nesse sentido, a hidroginástica é uma opção que pode mitigar todos esses riscos envolvidos nas atividades físicas para idosos. Quer conhecer mais sobre os benefícios dessa atividade e conferir algumas dicas para começar a praticar? Então, continue conosco.

5 benefícios da hidroginástica

A hidroginástica é uma forma extremamente versátil de exercício com muitos benefícios. Este exercício divertido também é uma das melhores maneiras de baixo impacto para os idosos se manterem ativos e saudáveis. Aqui estão alguns dos benefícios da hidroginástica para idosos.

1) Melhora a artrite e dores nas articulações 

A dor nas articulações, seja causada por artrite ou não, é uma das partes mais difíceis do envelhecimento e o que mais frequentemente impede as pessoas de se exercitarem. Não só o exercício na água não causa tanta dor, pois menos estresse é colocado em suas articulações, mas também alivia esse tipo de dor completamente. Os exercícios aquáticos reduzem a dor e aliviam os sintomas da artrite, sem a dor nas articulações associada a outros tipos de exercício. Ser capaz de se movimentar sem dor vai tornar as tarefas diárias muito mais fáceis e ajuda você a se manter ativo fora da água também.

2) Aumenta a flexibilidade e melhora o equilíbrio 

Como a água facilita o exercício nas articulações, ela ajuda a melhorar a flexibilidade das articulações e permite que você realize exercícios que não seriam capazes de fazer em terra. A pressão da água torna suas articulações mais flexíveis, e aumentar sua amplitude de movimento também melhora sua flexibilidade geral, assim como alongamento e ioga. A hidroginástica também tem efeitos benéficos no equilíbrio, o que reduz bastante o risco de queda. Isso é muito comum entre os idosos e pode causar sérios danos, pois seu equilíbrio é enfraquecido lentamente ao longo dos anos. Um bom equilíbrio permite que você permaneça móvel e ativo com menos risco de lesões.

3) Diminui a perda óssea e muscular 

Quando você envelhece, seus ossos ficam mais fracos. Isso o torna mais suscetível a quebrar ossos, mesmo devido a lesões relativamente leves. O exercício regular é uma ótima maneira de aumentar a densidade óssea e fortalecer seus ossos. O treinamento de resistência, como a hidroginástica, ajuda o corpo a resistir à gravidade e a desenvolver células ósseas. Além disso, a construção muscular também melhora a resistência óssea, e esse é outro benefício da hidroginástica. Perdemos músculos também à medida que envelhecemos, então o exercício regular que aumenta o músculo é importante para nos mantermos fortes e móveis.

4) Melhora a aptidão cardiovascular 

A hidroginástica tem grandes benefícios para o seu sistema cardiovascular. Aumenta a frequência cardíaca e melhora a resistência, pois é uma forma leve de aeróbico. Cardio é importante para todas as faixas etárias, mas é particularmente benéfico para os idosos. Fortalece o coração e os pulmões, melhora os níveis de energia, controla o peso e ajuda-o a sentir-se jovem e cheio de energia. É uma ótima maneira de se manter saudável e evitar problemas cardiovasculares.

5)Aumenta a força

A água oferece muita resistência, como sabe muito bem quem já tentou andar ou se mover debaixo d’água. Isso significa que, mesmo sem usar pesos, você está construindo músculos e aumentando a força ao realizar exercícios debaixo d’água. É uma ótima maneira de prevenir a perda muscular e a fraqueza associadas à velhice e garantir que você possa continuar vivendo e realizando suas tarefas diárias com independência pelo maior tempo possível.

Dicas de segurança na hidroginástica para idosos

  • Verifique com seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios.
  • Certifique-se de que outra pessoa esteja na piscina durante o treino, seja um instrutor, um salva-vidas ou um amigo.
  • Não exagere. Se você se sentir tonto, enjoado ou cansado, é hora de sair da água.
  • Se você não é um bom nadador, ou se está se recuperando de algum tipo de lesão, fique na parte rasa da piscina.
  • Familiarize-se com as instalações antes de entrar na piscina. Saiba a profundidade da água e a localização das escadas da piscina.

Exemplos de exercícios de hidroginástica

Sugerimos que você experimente os exercícios a seguir, mas mantenha estas dicas de segurança em mente: esteja ciente de seus limites, nunca faça hidroginástica sozinho e converse com seu médico sobre.

Caminhada aquática 

Esse é exercício aeróbico perfeito e de baixo impacto para fazer o coração bombear e o sangue fluir por todo o corpo. A caminhada aquática pode ser tão simples quanto correr pela água de um lado da piscina para o outro. Este exercício também pode ser simplificado para caminhar para frente e para trás na piscina ou correr ou marchar no mesmo lugar. A caminhada aquática foi projetado para aumentar a frequência cardíaca e mantê-la, portanto, seja qual for a modificação que você escolher, certifique-se de que seja pelo menos um pouco desafiadora.

Chute Flutuante

O chute flutuante é outro ótimo exercício de baixo impacto. Com uma prancha, segure-a à sua frente e bata as pernas para impulsioná-lo para frente e para trás pela piscina. Faça uma flutuação frontal com a cabeça acima da água enquanto se segura na lateral da piscina e agite as pernas. Seja como for, chute em um ritmo constante que não o canse muito rapidamente, mas também faça o coração bater forte.

Flexões na água 

As flexões de água são uma ótima maneira de fortalecer os braços, peito e ombros sem colocar muita pressão nas articulações. Fique ao lado da piscina e coloque as mãos um pouco mais afastadas do que a largura dos ombros na calha ou na borda da piscina. Dobre os braços e incline-se em direção à parede, depois empurre-se de volta. Repita este exercício lentamente e até sentir os braços cansados. Tenha cuidado para não forçar demais até conhecer seus limites.

Elevação de perna 

Usando a resistência da água, os elevadores de pernas trabalham todos os músculos das pernas. Para este exercício, fique na piscina e levante uma perna para o lado e volte para baixo. Repita até sentir a perna cansada, depois troque de perna e faça o exercício na outra perna. Este exercício não só trabalha as pernas, mas também melhora o equilíbrio.

Rosca de braço

Para este exercício, fique no meio da piscina com pesos de água. Pesos de água não precisam ser usados, mas oferecem resistência extra. Segure os pesos à sua frente, braços na frente com as palmas das mãos voltadas para fora. Enrole os pesos para cima e depois para baixo e repita até a fadiga. Este exercício também pode ser feito com as palmas das mãos voltadas para você, em vez de afastadas com o mesmo movimento giratório.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor sobre a hidroginástica na terceira idade. Se quiser continuar se informando sobre estilo de vida saudável e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu a terceira idade, continue nos acompanhando por aqui! 

Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido. 

E se você gostou desse artigo, certamente vai querer ler também sobre a dança na terceira idade: ritmos para manter o corpo em movimento.

++