A acupuntura é uma antiga prática chinesa que envolve a inserção de agulhas no corpo para tratar uma variedade de doenças. Este método de tratamento traz muitos benefícios para os idosos, e visa dar assistência aos pacientes sem o uso de medicamentos. Mas cuidado: a acupuntura não substitui a necessidade do uso de medicamentos. Por isso, sempre siga as orientações do seu médico.
Este tratamento antigo tem sido associado ao tratamento de muitas doenças, incluindo resfriados e obesidade. Se você sofre de dores crônicas, esta pode ser a melhor alternativa de tratamento para elas. Vamos entender um pouco mais sobre a acupuntura, como ela funciona e seus benefícios? Continue conosco e confira!
Acupuntura é a prática de penetrar na pele com agulhas finas, sólidas e metálicas que são então ativadas através de movimentos suaves e específicos das mãos do praticante ou com estimulação elétrica com motivos terapêuticos.
Na medicina tradicional chinesa, Qi (pronuncia-se “chee”) é a energia da vida: sem ela, não podemos viver e, se interrompidos, nossos corpos não podem funcionar adequadamente.
Qi viaja através do corpo através de meridianos, que são canais que percorrem todo o corpo. Pense no Qi como oxigênio e nos meridianos como vasos sanguíneos; meridianos entregam Qi vital aos órgãos e por todo o corpo.
Os níveis de Qi podem estar em equilíbrio ou desequilibrados. Quando o Qi está em equilíbrio, o corpo funciona de forma otimizada. No entanto, doença, doença e desordem ocorrem se o Qi estiver desequilibrado. Os praticantes acreditam que a acupuntura é uma maneira fundamental de equilibrar o Qi.
Cada meridiano está relacionado a diferentes órgãos, e cada ponto de acupuntura tem uma ação específica sobre aquele órgão. Um acupunturista colocará as agulhas em certos lugares (ou seja, pontos de acupuntura), que se encontram ao longo de uma linha meridiana para criar um estímulo direcionado que impacta o(s) órgão(s) conectado(s) a esse meridiano específico.
Na perspectiva da medicina ocidental, estimular os pontos de acupuntura afeta o sistema nervoso central, criando uma cascata de substâncias químicas liberadas nos músculos, medula espinhal e cérebro. Isso inicia os processos naturais de cura do corpo para promover o bem-estar físico e emocional.
Como os estudos científicos não explicaram completamente como a acupuntura funciona dentro da estrutura da medicina ocidental, a acupuntura continua sendo uma fonte de controvérsia. É importante tomar precauções ao decidir sobre a acupuntura, confira alguns pontos a considerar:
A acupuntura pode trazer muitos benefícios caso seja feita da maneira correta e com as indicações de profissionais qualificados. Vamos conferir alguns deles!
As agulhas de acupuntura são muito diferentes das agulhas típicas de em ambientes médicos. Uma agulha nesse caso não é mais grossa que um fio de cabelo humano; a maioria das pessoas nem consegue sentir quando a agulha inseri-se. Outros apenas sentem uma leve sensação de puxão no ponto de inserção da agulha.
Além disso, uma agulha de acupuntura é sólida, ao contrário das agulhas intravenosas, que são ocas, permitindo que seja tão fina que não penetra na pele. Além de que, uma agulha de acupuntura insere-se a pouca profundidade e insere-se perpendicularmente à superfície da pele, em oposição a um ângulo como uma agulha intravenosa.
O medo de agulhas é de fato uma barreira comum. A maioria das pessoas em tratamento não sente nada. Na maioria das vezes, o que pode ser descrito como dor é uma sensação de “chee”, que já vimos aqui o que significa.
Então, se você é como a maioria e as agulhas fazem você desejar estar em outro lugar, lembre-se de que a acupuntura não é sobre a agulha em si – é sobre a estimulação que a agulha cria e que a agulha em si é algo que você dificilmente vai sentir.
Assim, se quiser continuar se informando sobre estilo de vida saudável e ter acesso aos melhores conteúdos para quem já atingiu a terceira idade, continue nos acompanhando por aqui!
Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com alguém! Quer ler sobre algum tema específico aqui em nosso blog? Deixe um comentário fazendo seu pedido.
E se você gostou desse artigo, certamente vai querer ler também sobre os alimentos reguladores, o que são e quais os seus benefícios!
Solidão, um tema tanto antigo quanto contemporâneo, ressurge com novas facetas no cenário atual. Numa…
A jardinagem é uma das atividades mais terapêuticas e gratificantes que você pode embarcar. Seja…
Ei, amante do futebol! 🎉 Você também é daqueles que não quer perder nenhum lance…
NovelasFlix, já ouviu falar disso? O universo das novelas sempre foi uma parte integral da…
Olá, fãs de esportes! Hoje, 26 de outubro de 2023, é um dia repleto de…
Conforme nossos pais envelhecem, nossos papéis e responsabilidades dentro da família naturalmente passam por uma…